Computador indicando a data do Dia do Blog

Dia do Blog: 24 anos de sua evolução

Tempo de leitura
3
m

No dia 31 de agosto se comemora o Dia Mundial do Blog! A data foi escolhida porque os números 3108 parecem a codificação da palavra Blog.

Aqui no Brasil se fala que o primeiro blog foi criado pelo brasileiro Cláudio Pinhanez, porém alguns meses antes, o americano Justin Hall havia fundado o http://links.net/, o pioneiro.

Aqui vamos separar a evolução em 3 fases:

// Primeira fase (1994-1999)

Como falamos, tudo começou em 1994, naquele ano nem existia o conceito de blog. Em janeiro o estudante de 19 anos, Justin, criou o Links basicamente para escrever sobre a sua vida e para dar informações sobre o que era HTML, inicialmente se chamava “Página Inicial do Justin”.

Este foi o primeiro diário pessoal online criado e em seguida veio o brasileiro Cláudio que citamos, com o blog Open Diary. Porém, o primeiro a criar o termo “weblog”, que posteriormente foi encurtado para “blog”, foi o americano Jorn Barger com o site Robot Wisdom, iniciado somente em 1997 e hoje desativado.

Lá pelo começo de 1999 é estimado que existiam apenas 23 blogs na internet, mas isso mudou com o lançamento do criador de blogs, o Blogger, no mesmo ano. Antes os criadores de site não tinham nenhum conhecimento de design, mas com a plataforma de criação, qualquer leigo poderia conhecer as ferramentas dos site em 30 minutos. Como o custo de criação, edição e atualização era nulo, os blogs se popularizaram rapidamente.

// Segunda fase (2000-2007)

Com a popularização da internet, especialmente pelos mais jovens, os blogs viraram febre.

A empresa Blogger decidiu fazer cada publicação uma página na web, ou seja, cada post do seu blog teria uma página só para ele. Foi definido no começo do ano 2000 o “permalink” com o endereço base: www.seublog.com.br/ano_mes_dia.html, essa inovação foi crucial para o sistema de comentários, que utiliza o permalink para diferenciar um post do outro.

A partir daí surgiram os haters e os blogueiros começaram a escrever sobre coisas mais sérias e que pudessem acrescentar algo para o leitor, para não serem xingados pelo conteúdo ou erros de português.

No ano de 2002 nasce o Blogads, a primeira plataforma de publicidade para blogs, e deu início a um novo mercado digital. Esse novo nicho ajudou mais ainda a expansão dos sites empresariais e de conteúdo, atingindo em 2003 a média de 3 milhões de blogs.

Um ano após a criação do Blogads, a Google lança o Adsense que é serviço de publicidade mais usado hoje. Sendo assim, pelo fim de 2005, os anúncios feitos somente em blogs atingiram a incrível cifra de 100 milhões de dólares.

Segundo a Technorati, em 2007 marcavam-se 116 milhões de blogs na rede. E essa fase termina com o surgimento e popularização das redes sociais.

// Terceira fase (2008 – hoje)

Com a explosão das mídias sociais como o Tumblr e o Twitter, criados em 2007 e 2006 respectivamente, o microblogging começa a ser utilizado pelos usuários para compartilhar conteúdos limitados de caracteres.

A partir do sucesso que até hoje é o Twitter, outras redes foram ganhando popularidade, como o Facebook em 2010, o Instagram em 2012 e a ascensão dos youtubers. No mesmo ano de 2010, foram registrados 160 milhões de blogs no mundo! Assim, os blogs começaram a ter uma associação com o mundo dos blogueiros e vlogueiros. Afinal, os influenciadores digitais começaram a usar essas redes para divulgar seus blogs.

E foi com esse boom que os blogs começaram a se transformar mais ainda em criadores de conteúdo e meios de estratégia de marcas, como é hoje. As empresas perceberam o poder e a influência que esses blogueiros têm com o seu público-alvo, e eles passaram a ser os queridinhos da publicidade.

Hoje os blogs já são multicanais, levando o consumidor de conteúdo para outros canais da empresa ou do dono do blog, e interativos, utiliza diferentes linguagens para cada plataforma.

Apesar de terem crescido em números, especializado em conteúdo e se transformado em estratégias de marketing, eles sempre serão os queridinhos da internet!

Qual é seu blog preferido? Comente!

Aproveite para ver o infográfico que fizemos para o Dia Mundial da Internet!