Steve Jobs

6 Invenções do Steve Jobs que mudaram o mundo

Tempo de leitura
5
m

Hoje é comemorado o Dia do Steve Jobs nos Estados Unidos e eu nem preciso explicar quem ele é, né?

Desde que fundou a Apple em 1976, ele sempre buscou trazer o melhor para o consumidor de eletrônicos. Segundo o Google Patents, o visionário patenteou cerca de 151 criações como inventor ou co-inventor.

Claro que algumas invenções não tiveram tanto impacto no mundo tecnológico. Porém, outras mudaram o jeito que usamos aparelhos eletrônicos hoje. Confira 6 projetos do gênio que moldaram o mundo tecnológico:

// Design do Computador Pessoal

Patente do Steve Jobs do Computador Pessoal

A sua primeira patente é com certeza a mais importante, a do design do Apple III. Um dos primeiros computadores pessoais da Apple, lançado em 1980, e que colocou a marca no mapa.

O ano de lançamento foi importante porque competiu com o computador pessoal da IBM, que ainda não tinha sistema operativo, por isso a Apple ainda era a n°1 de vendas.

// Design do iPod

Patente do Steve Jobs sobre o design do iPod

Saudades define…

Essa patente foi publicada um dia antes da Apple anunciar o aparelho, em 2001. O grande sucesso do iPod abriu as portas para outros modelos, como o iPod Mini (duas gerações), iPod Nano (7 gerações), iPod Shuffle (4 gerações) e iPod Touch (6 gerações), sem contar as 6 gerações do modelo clássico.

Todos esses modelos citados estão patenteados também, mas pela Apple e não por Steve Jobs.

Não só dispositivos portáteis evoluíram a partir do iPod, mas também o mercado de download digital. O iTunes e a Apple Store começaram a ganhar forma e crescer entre os usuários dos aparelhos móveis.

// Botão giratório – Click Wheel

Patente do Click Wheel de Steve Jobs

Sabe aquele botão giratório clássico do iPod? Então, ele também foi patenteado por Jobs. O click wheel, como é chamado, foi uma sacada genial para o design do aparelho móvel e para a experiência do usuário. Tanto que ele aparece em quase todos os modelos citados acima.

A tecnologia tinha a capacidade de sentir o toque do dedo do usuário, permitindo a navegação na interface do aparelho e também ajustar o volume. Lembrando que naquela época o touch screen não era popularizado.

// “Caixa” do iMac G3

Patente do iMac G3 por Steve Jobs

O icônico iMac G3 tinha um design inovador e moderno para 1998. A parte de trás, a “caixa”, azul era considerada meio infantil para empresas, mas encantou aos usuários domésticos e crianças.

O computador também simbolizou o retorno de Steve Jobs ao primeiro lugar da empresa – ele havia saído em 1985 e retornado em 1997 – e mostrou o quão alto ele imediatamente estabeleceu o padrão para o design inovador e disruptivo da marca.

O modelo era tão avançado que a Maçã precocemente retirou o leitor de disquetes (usados em 95% dos computadores). No lugar estava um leitor e gravador de CD que era pouco comum. Por isso, eles tiveram que criar um acessório de disquetes, que só foi deixado de lado em 2007. A Apple estava anunciando a morte dos disquetes antes de todo mundo.

// Monitor móvel

Patente do iMac G4 por Steve Jobs

Implantado no iMac G4, o braço móvel que segura o monitor foi patenteado, além do computador em si. O conjunto de molas do iMac, foi pensado por Steve Jobs e seu parceiro criativo, Jony Ive, durante uma caminhada pelos jardins da esposa de Steve.

O modelo foi o primeiro com monitor flat (sem a “caixa”) da Apple e um dos primeiros no mundo. Feito do famoso LCD vendido atualmente, ele abriu as portas para os laptops, notebooks e monitores que temos hoje.

// Mouse multi-toque

Patente do Magic Mouse por Steve Jobs

O Magic Mouse, como é chamado, foi o primeiro mouse a ter capacidade multi-touch. Ele possui um só botão – tem como configurar para dois botões – e usa um rastreamento a laser para captar os gestos.

Conectado via bluetooth, o mouse recebeu algumas críticas negativas em comparação ao seu antecessor, o Mighty Mouse. Porém ele foi o precursor dos mouses wireless da Apple. Sem falar que o design simples e moderno mudou a fabricação dos modelos da empresa.

// Bônus – Escada de Vidro

Patente do Steve Jobs da Escada de Vidro

Essa invenção pode não ter mudado o nosso mundo, mas é bem curiosa!

Steve Jobs não criou “só” o design dos produtos mais famosos da marca, ele também projetou e patenteou a escadaria de vidro que está presente em várias lojas da empresa.

Isso mostra que Jobs acreditava que o bom design de produto não era apenas o dispositivo em si, mas toda a experiência do dispositivo, desde o momento em que você entra na loja para dar uma olhada.

Deve ser por isso que as lojas da Apple vendem mais por metro quadrado que qualquer outra loja no mundo.

Apesar de recortarmos essas criações, Steve Jobs projetou muitas outras coisas dentro e fora da empresa. Ele foi um dos maiores inventores da nossa época e tivemos sorte de presenciar sua genialidade na Terra.

“Esse tem sido um dos meus mantras: foco e simplicidade. Simples pode ser mais difícil do que complexo: você tem que trabalhar duro para tornar o seu raciocínio limpo para simplificar. Mas vale a pena no final, porque quando você chegar lá, você pode mover montanhas” – Steve Jobs.

Você conhece mais invenções que saíram da cabeça do gênio? Comente ai!

Conheça o outro Steve da Apple!