Ordem cronológica certa para assistir aos filmes e séries da Marvel

Tempo de leitura
6
m

Se hoje o Universo Cinematográfico da Marvel é cheio de heróis, vilões, explosões e continuações bastante confusas, até 10 anos atrás não era bem assim. Aliás, até 2008, os fãs dos quadrinhos da franquia só podiam contar com o filme (de qualidade duvidosa)  “O incrível  Hulk”.

Mas, felizmente, foi também em 2008 que Robert Downey Jr deu a vida a um dos personagens mais emblemáticos de sua carreira em “Iron Man”. O longa veio a ser o primeiro da franquia que hoje é uma das mais rentáveis de toda a história do cinema.

Como assistir os filmes da Marvel em ordem cronológica?

Vamos acelerar o tempo para o dia de hoje: no Universo Cinematográfico da Marvel, que chamaremos de UCM, já são 17 filmes lançados até aqui.

De fato, o UCM começou com “Iron Man”, mas não significa que você precisa assistir todos os longas na ordem em que foram lançados. Na verdade, criamos este guia para que você assista tudo na ordem cronológica correta. [Contém Spoilers]

Capitão America: O Primeiro Vingador

O filme foi lançado em 2011 e é o quinto do UCM, mas é o primeiro que deveria ser assistido. Cronologicamente falando, ele se passa algumas décadas antes de “Iron Man”, e de “Os Vingadores” também. Além disso, o longa introduz aos espectadores o personagem Steve Rogers, também conhecido como Capitão América.

Iron Man

O filme foi o primeiro do UCM, e é o segundo na lista cronológica. O longa dá uma ideia de quem é o bilionário Tony Stark a medida que ele constrói sua armadura. O filme também tem uma cena pós créditos que mostra o personagem Nick Fury comentando sobre a iniciativa de “Os Vingadores”.

O Incrível Hulk

Os eventos de “O Incrível Hulk” acontecem simultâneamente aos de “Iron Man 2” e “Thor”. Aliás, o longa estrelado por Edward Norton também traz uma participação especial do próprio Stark. Em uma versão alternativa do filme, a cena de abertura mostra o Capitão América preso no gelo.

Iron Man 2

Seguindo a lógica, “Iron Man 2” seria o filme mais provável, porque inclui imagens do “O Incrível Hulk” e uma cena pós créditos mostrando o martelo de Thor. Aliás, esse filme estaria exatamente no intervalo temporal entre “O Incrível Hulk” e “Thor”.

Thor

Se você chegou até aqui, percebeu que alguns dos personagens que compõem “Os Vingadores” já estão devidamente apresentados, mas ainda falta o príncipe de Asgard. Então, o filme de “Thor” vem exatamente para apresentar aos espectadores os outros personagens essenciais da franquia. Ele acontece no mesmo período temporal de “O Incrível Hulk” e “Iron Man 2”.

Vingadores

Se você seguir a ordem de filmes até aqui, provavelmente conhece todas as histórias pessoais dos primeiros heróis, e é hora de entender como a equipe de “Vingadores” consegue trabalhar junta. Este filme marca a conclusão da primeira fase do Universo Cinematográfico Marvel já que a segunda fase começa quando “Vingadores” sobrevivem a batalha de Nova York.

Iron Man 3

O terceiro filme de Iron Man, dirigido por Shane Black, acontece seis meses depois dos eventos de “Vingadores”. Ele mostra os sintomas pós traumáticos de Stark depois de todo o confronto.

Thor: Um mundo Sombrio

A sequência de Thor acontece um ano depois dos eventos do filme “Vingadores”.

Capitão América: O soldado Invernal

A continuação da história de Capitão América acontece dois anos depois dos eventos do filme de “Vingadores”. No longa,  Rogers trabalha para S.H.I.E.L.D. e se une com a Viúva Negra e com Falcão para parar deter o vilão Bucky.

Guardiões da Galáxia

Tudo bem, os “Guardiões da Galáxia” começa em 1988 quando Peter Quill é abduzido por alienígenas depois da morte da sua mãe. Mas, a história do filme se passa 26 anos depois de sua abdução, portanto, em 2014.

Guardiões da Galáxia, vol 2.

O próprio diretor James Gunn confirmou que o volume 2 acontece 3 meses depois do filme original. Apesar de, cronologicamente falando, “Guardiões da Galáxia, vol 2” entrar neste intervalo de tempo, ele faz parte da Fase 3 do Universo Cinematográfico da Marvel.

Os Vingadores: Era de Ultron

O longa une novamente nossos heróis preferidos e apresenta ao público o Personagem Visão e os gêmeos Pietro e Wanda Maximoff. Na cena pós crédito vemos um pouco de Thanos com Ulysses Klaue, vilão no filme Pantera Negra.

Homem Formiga

Este longa marca o final da fase 2 do UCM, e foca em Scott Lang, um ladrão que ajuda o Dr. Hank Pym a proteger sua tecnologia. O filme se passa meses depois dos eventos mostrados em “Era de Ultron”, e também inclui uma cena que mostra Lang tentando se infiltrar em uma instalação dos “Vingadores” – vista pela primeira vez em Ultron – até ser interrompido por Falcon.

Capitão América: Guerra Civil

O filme se passa um ano depois de “Era de Ultron”, e até parece um filme de “Vingadores”. Aliás, no filme, os Vingadores se dividem em dois times opostos: um liderado por Capitão América, e outro, por Iron Man.

A “Guerra Civil” marca o primeiro filme da fase 3 do UCM, e também mostra personagens do futuro da franquia, como o Pantera Negra e o Homem-Aranha.

Doutor Estranho

Neste longa, Stephen Strange – o melhor neurocirurgião do mundo – sofre consequências após um acidente de carro. A cena pós créditos mostra uma participação especial de Thor, mostrando um pouco do terceiro filme dele na franquia, o Ragnarok.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Estrelado por Tom Holland, “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” acontece alguns meses depois de “Guerra Civil”.

Thor: Ragnarok

Depois dos Eventos de “Era de Ultron”, Thor – aprisionado sem seu martelo – precisa escapar do planeta de Sakaar antes que seu planeta Asgard seja destruido.

Pantera Negra

Também depois dos eventos de “Guerra Civil”, o rei T’Challa retorna a sua terra natal Wakanda. Ele precisa proteger seu país e impedir a próxima guerra mundial.

Vingadores: Guerra Infinita

A sequência de Vingadores acontece sete anos depois dos eventos de Guardiões da Galáxia, Vol. 2. No longa, os Vingadores se unem com os seus amigos super heróis para batalhar contra Thanos, que está tentando obter mais poder.

Esse intervalo de quatro anos significa que os Guardiões perderam muitos eventos importantes do UCM, como a ascensão de Ultron, os Acordos de Sokovia e a destruição da Pym Technologies.

Homem-Formiga e a Vespa

O longa se passa depois de “Capitão América: A Guerra Civil”, mas antes de “Vingadores: Guerra Infinita”. Mas sabe por que você deveria assistir depois de “Guerra Infinita”? Três palavras: cenas pós créditos.

Capitão Marvel

O filme é ambientado nos anos 90, mas você ainda deve assisti-lo depois de “Guerra Civil”.  A transformação de Carol Danvers (Brie Larson) em Capitão Marvel certamente influenciará como os Vingadores derrotam Thanos.

Vingadores: Ultimato

Chegamos à conclusão de uma narrativa de uma década, de acordo com Kevin Feige, da Marvel Studios. Não sabemos o que isso significa para o UCM, e a resposta para isso, só em 2019.

Mas já dá para adiantar que os próximos filmes da Marvel incluem uma sequência do Homem-Aranha (ainda sem título) e Guardiões da Galáxia, vol. 3

É isso. Quem também pretende fazer uma maratona?