Como preparar seu celular para viagens internacionais

Tempo de leitura
2
m

Muitos viajantes vão se familiarizar com esse texto. Imagine: você está indo para as suas (merecidas) férias e decide levar o celular para a viagem. Chegando no destino, logo gasta todo o seu limite de dados, não tem mais internet e não consegue acessar seus aplicativos. Para piorar, sua bateria acabou quando mais precisava!

O celular é um elemento essencial para viajar. Você tem acesso a mapas, lugares para visitar e comer, programação de roteiro e ainda usa o equipamento para tirar fotos.

Para não deixar que você caia nessa situação, vamos ajudar a preparar seu celular e os gadgets para que sua viagem ocorra do jeito que você planejou.  

// Pegue os acessórios certos

1 – Bateria externa

Você vai usar seu celular para muitas tarefas e a bateria vai acabar bem rápido. Existem baterias externas de vários tamanhos e tempo de recarga que facilitam nossa vida. Existem até algumas que funcionam com luz solar!

2 – Cabos de bateria

Leve, pelo menos, dois cabos para carregar o celular. Um fica no quarto do hotel e o outro você leva na mochila para usar com a bateria externa. Não é essencial, mas uma opção é um terceiro cabo para carregar a bateria.

3 – Adaptador de tomada

Alguns países usam diferentes modelos de tomadas, então procure qual é o do seu destino e leve um adaptador. Leve um com mais de uma entrada, de preferência, para carregar o celular e a bateria externa ao mesmo tempo.

// Prepare o seu celular

1 – Desbloqueie o equipamento

Para usar cartões telefônicos internacionais é preciso desbloquear o seu celular – muitos telefones novos já vêm desbloqueados, então verifique se é o caso do seu. Outra opção é comprar o uso de dados internacional da operadora que você utiliza – o que costuma ser bem caro.

2 – Peça adiantado seu cartão telefônico

Você pode encontrar cartões telefônicos internacionais no aeroporto do destino ou em qualquer loja de operadoras. Uma boa ideia é pedir online para entregar no hotel no dia da sua chegada. Lembre-se de pedir o quanto antes para evitar qualquer estresse de atraso na entrega.

3 – Faça o download dos apps e mapas importantes

Você não sabe se a internet lá vai ser boa e rápida, então é importante garantir! Faça o download de apps e mapas no wifi de casa, porque você vai precisar. Procure o aplicativo do transporte público do local, baixe mapas e rotas online para ajudar na sua locomoção e não gastar toda a bateria e dados.

Se você não domina a língua do seu destino, é importante baixar algum aplicativo que faça tradução. Lembre-se de ver se o aplicativo tem o idioma, pois alguns apps não tem todas as línguas disponíveis na primeira versão. Caso o escolhido não tenha, faça o download.

Agora que você sabe o básico para preparação do seu celular, existem algumas dicas extras para levar na viagem. Para entretenimento, além dos filmes e jogos do avião, busque levar livros ou palavras cruzadas e afins para não ficar muito entediado. Se você não consegue dormir porque qualquer barulho te incomoda, uma boa pedida é levar um fone de ouvido anti ruído.

E o mais importante: não esqueça de fazer isso tudo antes de sair de casa!