Como usar as planilhas do Google para organizar sua vida

Tempo de leitura
4
m

Sabe quando você está atolado de coisas para para fazer e não sabe como se organizar? Existem vários sites e aplicativos criados para te ajudar. Neste post, vamos falar sobre o Google Planilhas.

Com designs organizados e de fácil entendimento, os templates podem ser usados para controle de finanças, lista de tarefas, agenda, roteiro de viagem, etc. Existem modelos já determinados, assim você ganha tempo e só precisa inserir os dados para cada necessidade e ganha tempo.

Os modelos estão disponíveis na plataforma web do Google Drive. Você deve abrir o site e clicar no botão “novo”, no canto superior esquerdo. Depois coloque o cursor sobre a seta ao lado de “Planilhas Google” e clique na opção “com base em um modelo”.

Na próxima tela serão apresentados os sete templates disponíveis. Vamos te ajudar a usá-los!

// 1 – Orçamento mensal

Não consegue guardar aquela graninha no final do mês?
Essa planilha pode te ajudar a ficar no positivo. Comece com a alteração da célula L8 e insira o seu saldo atual.

Ao descer a tela, você vai encontrar tabelas, como Despesas e Renda. Dentro delas, têm alguns itens que podem ser renomeados.
As colunas de descrição e do valor planejado podem ser alteradas também, exceto o conteúdo da coluna Real.

As mudanças devem ser feitas na página Transações. Altere a data, coloque o valor, adicione uma descrição e depois escolha a categoria.

Quando você voltar à página Resumo, os valores da coluna Real estarão atualizados de acordo com a categoria. O Google Planilhas vai somar todas as quantias de uma mesma classificação. Também será calculada a diferença entre o gasto esperado e o real, a economia mensal, em valores absolutos e percentuais, e o saldo final.

// 2 – Agenda

Para quem está sempre perdido nas datas e aniversário dos familiares, essa planilha pode ser bem útil. Ela é quase uma segunda versão, mais simplificada, do Google Agenda. Você pode fazer anotações e destacar datas importantes com cores ou fontes diferentes.

// 3 – Lista de tarefas

Esse é o modelo perfeito para quem deixa tudo pra última hora e depois fica se lamentando. O documento é de página única com três colunas: Data, Tarefa e Check. Escreva a atividade a ser feita e a data para ser concluída e, quando ela for cumprida, basta colocar um “x” na coluna de Check. Automaticamente a tarefa aparecerá riscada. Bem simples né?

// 4 – Roteiro de viagem

Lembra quando você marcou aquela viagem com os amigos, mas a ideia nunca saiu do papel por falta de organização? Esse modelo de roteiro ajuda a organizar todos os detalhes, desde a partida até a volta.

A planilha contém espaços para os dados do voo, local de hospedagem e programação da viagem. Lembre-se de fazer tudo antes de ir para o aeroporto e não esqueça de compartilhar o documento com seus companheiros de viagem!

// 5 – Planejamento de casamento

Para algumas pessoas, organizar casamento é quase um hobbie, mas que dá trabalho dá. Essa planilha reúne 21 páginas para estruturar diferentes partes da cerimônia e da festa. Você pode retirar ou adicionar itens em cada tabela, de acordo com a necessidade do casal.

 

É possível também renomear a planilha e excluir páginas. Assim, o modelo pode ser aproveitado para organização de outros eventos, como uma festa que exija aluguel de som, local e contratação de bufê, mas não precise de tópicos como cabelo, maquiagem, traje e hotel, por exemplo.

// 6 – Programação

Está cansado da mesma rotina e quer fazer algo para mudar isso? Essa planilha pode te ajudar!

Ao preencher a data na célula ao lado de Semana de, a tabela será atualizada com as datas apropriadas de segunda a domingo. Feito isso, é só começar a preencher a sua programação de acordo com os horários. No final do documento, tem campos para colocar observações e lista de tarefas.

// 7 – Vantagens e desvantagens

Que planilha genial! Essa é para você que é indeciso com tudo na vida!

O modelo já vem pronto com as colunas de Vantagens e Desvantagens. Basta adicionar os itens, preencher o peso de cada um e o total é feito automaticamente. No lado direito, é indicada a diferença entre as colunas.

O Google Planilhas é realmente bem completo né?

Além desses modelos pessoais, você pode utilizar os outros na parte Trabalho e Educação. Aproveite essas dicas, otimize seu tempo e organize sua vida!