Imagem Blog Dia Nacional do Livro

Dia Nacional do Livro: Aplicativos de leitura para quem ama ler

Tempo de leitura
3
m

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Livro!

Não confunda com o Dia Mundial do Livro que foi celebrado no dia 23 de abril. Esta data surgiu em 1930 na região da Catalunha, na Espanha, em homenagem ao escritor Miguel de Cervantes. No caso, esse é o dia da morte de Miguel, 23 de abril de 1616.

Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu a data como Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, porque o dia 23 de abril também marca a data de outros escritores, como Josep Pla e William Shakespeare.

Aqui no Brasil, nós comemoramos hoje porque marca a data de abertura da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro aos estudiosos, em 1810. Antes, somente a corte real podia ler as 60 mil peças, entre elas livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.

Para celebrar a importância da leitura em nossas vidas, separamos 5 aplicativos para quem ama ler, mas não abre mão da tecnologia:

// Audible

Logo do aplicativo Audilbe - Dia Nacional do Livro

Primeiro, não é bem um aplicativo, mas é uma biblioteca de livros de áudio, ou audio books, da Amazon. A proposta é a de aproveitar o tempo no trânsito, na academia, ou até mesmo fazendo as tarefas de casa, para ouvir histórias e aprender coisas novas.

O Audible não é pioneiro, livros em áudio não são novidade. Porém, essa plataforma ganhou força com os smartphones e tablets. Existe a limitação da mensalidade em dólares, porém, é acessível a IOS e Android.

// GoodReads

Logo do aplicativo GoodReads - Dia Nacional do Livro

A GoodReads é a rede social de amantes de literatura mais usada no mundo. Ela reúne tanto leitores quanto escritores de todos os gêneros, inclusive os fãs podem enviar mensagens e perguntas diretamente aos autores.

Além desse contato com seus autores preferidos, o aplicativo oferece listas de livros para você organizar em “lidos” ou “quero ler” e também, encontrar livros do seu gosto. O único problema é que não há opção de leitura pelo aplicativo.

// Skoob

Logo do aplicativo Skoob - Dia Nacional do Livro

No Brasil, a maior rede social para leitores é a Skoob, que assim como o GoodReads, o app serve como um organizador de leituras. Nele o usuário pode escrever e divulgar resenhas das suas leituras, participar de comunidades, classificar as obras e seguir autores e editoras favoritas.

Com a assinatura Plus, o usuário também pode trocar livros com outros “skoobers”, como são chamados os usuários. Assim como o aplicativo americano, o problema do Skoob é que não há opção de leitura pelo aplicativo.

// Wattpad

Logo do aplicativo Wattpad - Dia Nacional do Livro

Considerada um “Youtube da leitura”, a Wattpad é a maior comunidade de escritores do mundo. Ela disponibiliza os livros diretamente para os leitores, sem o intermédio de lojas e editoras.

O usuário pode ler as obras no celular e tablet, online e offline, reagir e comentar as histórias enquanto lê e ele também pode escrever para a comunidade.

// Sweek

Logo do aplicativo Sweek - Dia Nacional do Livro

Esse aplicativo é uma comunidade de leitura e escrita, assim como o Wattpad. Já que ele tem milhares de histórias, o app memoriza o progresso de leitura e atualiza o usuário.

Como outros dessa lista, o Sweek disponibiliza espaço para o usuário escrever e publicar histórias e ainda participar de concursos literários com prêmios e até ter o livro publicado por uma editora.

Ele também se comporta como uma rede social, conectando leitores a escritores, abrindo discussões sobre os enredos e compartilhando histórias.

“A leitura é importante porque, se você consegue ler, você pode aprender qualquer coisa sobre tudo e tudo sobre qualquer coisa” – Tomie dePaola

Conhece outro aplicativo que pode ajudar na leitura? Comente aí!

Conheça também os escritores de ficção científica que você precisa ler!