Arte para o blog sobre o Dia do Caps Lock

DIA INTERNACIONAL DO CAPS LOCK

Tempo de leitura
3
m

HOJE SE COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DO CAPS LOCK E VAMOS CONTAR PORQUE SURGIU ESSA DATA E OUTRAS CURIOSIDADES (relaxe, o texto não vai ser todo em caixa alta).

Antes de tudo, muitas pessoas não sabem porque da tecla no nosso computador. Então vamos dar uma luz.

// DE ONDE VEIO O CAPS LOCK?

O Caps Lock começou a ser usado na UseNet, a semente dos fóruns online, que surgiu em 1979. O portal era um meio de comunicação onde os usuários postavam mensagens (artigos) que eram agrupadas por assuntos.

Esses artigos não tinham as formatações que estamos acostumados hoje. Por esse motivo, o Caps virou sinônimo de grito. Esses fóruns também contribuíram para as palavras *entre asteriscos* se consolidarem como ênfase na internet.

Mas porque os computadores possuem essa tecla raivosa? O layout padrão para teclados veio com o IBM Model M, fabricado em 1984. Ele tinha o objetivo de imitar o design das máquinas de escrever, para manter o contato do público com algo que eles já conheciam – não à toa que o teclado pesava 2kg!

As máquinas tinham um avô do Caps (uma abreviação de “capitals”, maiúsculas, em inglês), que era o Shift Lock. Esse botão foi criado para não ter que duplicar o número de teclas, com diferenciação entre caixa alta e baixa.

Como as teclas eram pesadas, o Shift (literalmente “trocar”, em inglês) era uma saída para conseguir alterar de minúscula para maiúscula sem ter que pressionar duas teclas ao mesmo tempo, o que seria muito difícil.

Assim, o objetivo do Caps Lock era de evitar cãibras no mindinho, não de disseminar gritos e raiva pela web.

// PORQUE EXISTE O DIA DO CAPS LOCK?

O Caps Lock Day foi iniciado pelo tuiteiro (usuário de Twitter) Derek Arnold, com o objetivo de dar umas risadas com o pessoal só escrevendo em caixa alta. Além de irritar todos que não estavam na brincadeira, a data virou uma competição para ver quem resiste mais tempo ESCREVENDO ASSIM.

A única lei era usar o Caps independente da situação. As pessoas até mostravam prints do login inválido do email para provar que estavam na disputa e iriam se sacrificar pelo dia.

Passado um tempo, o Caps Lock recebeu outro dia comemorativo nos Estados Unidos, 28 de junho. Hoje as duas datas são “oficiais”. Não que ficar gritando pela web precise de um motivo, mas essa segunda data tem uma justificativa curiosa.

O dia foi escolhido para coincidir com a data da morte de Billy Mays, um famoso apresentador de comerciais de televisão de diversas marcas. Aí já fica explicado, toda vez que ele abria a boca para vender um produto, parecia que ele estava com o Caps ligado.

Temos belos exemplos de Caps Lock humano aqui no Brasil para você fazer analogia, como as propagandas da Ricardo Eletro ou o icônico repórter, Márcio Canuto.

// O ÓDIO AO CAPS LOCK

Com o aumento das discussões e discursos de ódio na internet, muitas caixas de comentários começaram a bloquear tudo que é digitado em Caps. Em alguns jogos online, quem escreve em maiúsculo pode ser punido por “rage” (literalmente raiva, por ofender todo mundo).

Existem também um projeto de plug-in que transforma frases em Caps, independente de serem raivosas, em outras aleatórias como “Eu gosto de pinguins roxos”. Outras pessoas são um pouco mais agressivas quanto a zueira na internet.

Pela web tem, pelo menos, duas campanhas oficiais criadas para extinguir o Caps Lock dos teclados. A CAPSoff e a antiCAPSLOCK consideram o botão inútil e uma falha na experiência do usuário.

Claramente essas pessoas não aguentam essa zueira folclórica da internet. Pra quem gosta, aproveite o dia e entre na brincadeira!

Quanto tempo você aguenta só escrevendo em CAPS LOCK? Comente aí!